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Auditoria Externa


Nos serviços de auditoria de demonstrações contábeis, a Contadata adota uma metodologia que agrega diferenciais significativos para a auditoria independente.
A forte experiência em negócios de seus profissionais permite planejar e conduzir os trabalhos de forma a identificar e avaliar os riscos inerentes e inúmeras oportunidades de melhorar a rentabilidade dos negócios de seus clientes.

A abordagem de auditoria não fica restrita à avaliação de saldos e do atendimento das práticas contábeis. A metodologia considera a importância do cenário em que o negócio opera, o enfoque gerencial que é dado aos principais processos e sua influência na formação de resultados e à forma como são gerenciados os riscos na proteção dos interesses dos acionistas.

Inclui ainda um criterioso estudo dos processos e a avaliação do seu alinhamento com os objetivos empresariais, sua racionalidade, eficiência e segurança.

O resultado da aplicação dessa metodologia é evidenciado no alto valor agregado da auditoria, com a apresentação de relatórios que, via de regra, contemplam oportunidades de redução decustos e do impacto da carga tributária sobre as operações, redução e melhor gerenciamento de riscos, identificação ou críticas de indicadores de desempenho, eliminação de falhas de controles internos e diminuição das possibilidades de ocorrência de fraudes.


Auditoria Interna


A Contadata tem relevante experiência em auditoria interna e os trabalhos de auditoria própria não se limitam à verificação das políticas, normas, procedimentos, legislação aplicável e dos procedimentos contábeis efiscais. Eles estão fortemente suportados por uma metodologia que considera a avaliação das estratégias do negócio, as alternativas que possam trazer melhorias na eficiência operacional e das estratégias. Esse diferencial é fundamentado na reconhecida competência que a Contadata tem na gestão de negócios.

Nossa equipe é permanentemente treinada, possui experiência em auditoria interna e externa, nos requisitos da Lei Sarbanes Oxley - SOX, em revisões nas áreas de impostos, das rotinas da área de pessoal, TI, em trabalhos de aquisições e fusões, o que possibilita aos profissionais ter uma visão muito mais abrangente e eficaz para a função de auditoria interna. Esses profissionais estão habilitados a desenvolver os trabalhos inerentes a um departamento de auditoria interna, envolvendo:


• mapear processos, identificar riscos e atividades de controle, avaliar controles internos, testar sua eficiência, antecipar eventuais problemas, e oferecer recomendações para fortalecer e aprimorar esses controles;
• auxiliar na criação e manutenção de um ambiente eficaz para a operação dos controles, apresentando ou discutindo estratégias, alternativas de melhora da eficiência operacional, políticas, normas e procedimentos;
• avaliar a correta aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade e a adequação no cumprimento das diversas legislações;
• investigar e apurar responsabilidades por fraudes;
• oferecer suporte à alta administração para uma melhor compreensão das operações da empresa, possibilitando uma ação mais ativa e integrada; e
• identificar áreas passíveis de melhorias ou de redução de custos.


Serviços de procedimento pré-acordados


O objetivo de um trabalho de procedimentos previamente acordados é a aplicação de procedimentos de auditoria acordados entre o auditor, a entidade e, eventualmente, certos terceiros, com a consequente emissão de um relatório com as descobertas de fatos especificamente constatados. Tendo em vista que as necessidades das entidades podem variar muito em relação à natureza, à época e à extensão, os procedimentos acordados também poderão variar.

Uma vez que a entidade entende melhor suas necessidades, é ela quem assume a responsabilidade quanto à suficiência dos procedimentos e, desta forma, o auditor não reúne as condições necessárias para emitir uma opinião sobre o item objeto dos procedimentos acordados e nem afirmar se há ou não qualquer modificação relevante que deva ser efetuada. Em vez disso, os usuários do relatório avaliam por si próprios os procedimentos e a descrição factual das constatações do auditor, tirando suas próprias conclusões sobre o trabalho relatado.

Auditoria de Tiragem, Distribuição e Circulação

Com o crescimento e a diversificação do mercado editorial no Brasil e a conseqüente expansão dos investimentos em verbas publicitárias, as validações da tiragem do processo de circulação e da distribuição ao público-alvo tornaram-se exigências do mercado publicitário e dos anunciantes.

A Contadata desenvolveu uma metodologia moderna e própria para auditorias de tiragem, distribuição e circulação, que propicia mais transparência e credibilidade ao meio publicitário, beneficiando um número cada vez maior de editoras e veículos da mídia impressa.


Nossos serviços

• Auditoria de tiragem: Validação física da quantidade impressa com entrega de certificação. Para os casos de tiragens diárias, temos uma metodologia de trabalho para avaliação de controles internos do processo de tiragem.
• Auditoria de distribuição/circulação: Utilizamos metodologia de trabalho que visa à certificação do processo e dos meios de distribuição e circulação de revistas e/ou jornais.
Consultoria e apoio contínuo: Trabalho para melhorias contínuas no processo de circulação e revisão dos controles internos.


CONSULTORIA

Consultoria Tributária

Saber fazer uso de todas as alternativas de planejamento tributário pode ser um fator decisório na formação do preço final de venda, com influência direta na definição do market share. Por outro lado, a complexidade do sistema tributário brasileiro, via de regra, leva o contribuinte a cometer erros que resultam em contingências.

O departamento de assessoria e auditoria tributária da Contadata é composto por especialistas em auditoria e contabilidade com conhecimento das áreas do direito tributário e societário e sólida vivência na área tributária.

Esses profissionais estão preparados para atender consultas, assessorar em reorganizações societárias, proceder a revisões de procedimentos fiscais com objetivo de minimizar eventuais contingências fiscais e identificar oportunidades de reduzir, mediante planejamento, a carga tributária incidente sobre as operações, buscando dar maiores condições de competitividade aos negócios dos seus clientes.

O trabalho desse departamento tem apresentado excelentes resultados, gerando significativas economias, via redução da carga tributária ou por meio da correção de procedimentos fiscais que ensejariam em futuras contingências fiscais.

Esses especialistas também estão preparados para assessorar os clientes em estudos especiais envolvendo questões societárias e fiscais, na formulação de consultas às autoridades fiscais e a resolver questões relacionadas à Fazenda Nacional, Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários e demais órgãos oficiais.

Os serviços nessa área incluem:

• Revisão de procedimentos fiscais nas áreas do ICMS, IPI, ISSQN, PIS, COFINS e Imposto de Renda Pessoa Jurídica com objetivo de dotar de segurança e qualidade os fechamentos fiscais e prevenir contingências.
• Assessoria na revisão dos fechamentos contábeis e fiscais mensais garantindo a qualidade e a correção das práticas fiscais, e a utilização de todas as alternativas de planejamento.
• Planejamento tributário.
• Estudos de natureza fiscal e elaboração de consultas às autoridades fiscais.
• Preços de transferências.
• Assessoria na elaboração de declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.


Consultoria Trabalhista e Previdenciária

A consultoria trabalhista e previdenciária especializada da Contadata está preparada para:

• Assessorar as empresas no entendimento e aplicação das complexas leis trabalhistas e previdenciárias com objetivo de prevenir passivos trabalhistas.
• Auditar os procedimentos da folha e demais rotinas da área de pessoal com objetivo de identificar eventuais contingências e apresentar sugestões para reduzilas e regularizá-las.
• Avaliar o nível de segurança e integridade dos controles relacionados à elaboração da folha e pagamento de salários.

Aquisições, fusões e incorporações (Due diligence)


A busca pela liderança de mercado, aumento de competitividade e solidez diante dos concorrentes, entre outros objetivos, leva as organizações a constantes preocupações com as necessidades e oportunidades que surgem para iniciar, avançar e concluir processos de aquisições, fusões, cisões, vendas, incorporações e joint-ventures. Diante de uma gama de fatores que podem influenciar positiva ou negativamente a transação, a contratação de especialistas nesses processos, torna-se fundamental.

A Contadata é reconhecida pela sua competência na realização de trabalhos de due diligence. O pessoal especializado em aquisições e fusões da Contadata está preparado para assessorar seus clientes em todas as etapas dos processos de compra ou venda de negócios incluindo:


Pré-aquisição

Para essa etapa, a Contadata possui profissionais capacitados para assessorar seus clientes na discussão das bases do negócio: definição dos critérios de valorização dos ativos, as demais condições que nortearão o negócio, a mecânica da transação, a formalização da carta de intenções, etc.



Planejamento tributário da operação

Tendo em vista que é comum existir significativa diferença entre os valores contábeis do negócio e o valor estimado da transação, que irá resultar em relevante impacto tributário, a definição da mecânica da transação sempre requer o desenvolvimento de um eficiente planejamento tributário da operação. Os profissionais especializados da área de impostos da Contadata estão aptos a apresentar alternativas para reduzir o impacto dos impostos sobre os negócios realizados por seus clientes.


Due diligence

Auditoria de todos os dados e informações financeiros. Nesta etapa, o principal objetivo é levantar todos os pontos que podem gerar contingências ou representar riscos visando minimizar eventuais efeitos financeiros ou evitar que eles interfiram no valor do negócio (retenções) ou no aumento de garantias, que possam eventualmente ser solicitadas pelos compradores.

Negociação

Inclui o acompanhamento e a assessoria por parte de nossos profissionais especializados (advogados, consultores tributários e especialistas em aquisições e fusões) em toda a extensão do negócio, com o objetivo de defender os interesses dos compradores ou vendedores e de suas pessoas físicas, incluindo:

I. participação em reuniões e debates na defesa de interesses;
II. elaboração de estudos jurídicos, contábeis e fiscais, estimativas e projeções relacionadas ao negócio;
III. respostas a eventuais consultas relacionadas ao negócio;
IV. análise e discussão com advogados das eventuais contingências que causem impacto no valor do negócio ou das garantias a serem oferecidas;
V. desenvolvimento de outras tarefas necessárias ao fechamento do negócio, diretamente relacionadas às áreas de nossa especialidade; e
VI. preparo, revisão ou análise jurídica de todos os documentos e providencias especificas necessárias à proteção dos interesses dos nossos clientes e à formalização do negócio.


Pós aquisição

Esta etapa compreende a:

• realização de reuniões técnicas com os advogados e contadores dos compradores e vendedores com o objetivo de dirimir dúvidas e ou proceder a acertos diretamente relacionados ao negócio, que possam implicar em retenções ou repasses de custos decorrentes de ações movidas por terceiros ou fisco;
• auditoria de informações financeiras para confirmar dados que importem para o negócio realizado; e
• assessoria na montagem de um plano e estratégia de comunicação aos empregados e ao mercado em geral.

Reestruturação de atividades e negócios

O estudo e a avaliação dos métodos e do perfil do gerenciamento, controle e condução dos negócios propiciam oportunidades de se discutir conceitos, avaliar os gestores responsáveis pela condução dos negócios, questionar e sugerir novas formas e métodos operacionais ou detalhes dos diversos setores da organização, resultando em uma maior coordenação, segurança das operações e a identificação de possibilidades de redução de custos.


Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance

Tendência global, as boas práticas de gestão conquistam a adesão das empresas brasileiras, diante da constatação de que a governança corporativa possibilita o incremento do lucro das empresas e o aumento de seu valor de mercado.
Práticas de governança, gestão de risco e compliance envolvem pessoas, sistemas, papéis, tempo e, principalmente, dinheiro.

Por outro lado a falta ou pouco controle representam, na maioria das vezes, elevado risco. Contudo, gerenciar todos os elementos de governança de uma forma inteligente pode ser um diferencial competitivo.
Neste contexto, e com o desenvolvimento de metodologias próprias que consideram o uso de ferramentas informatizadas, a Contadata está apta a assessorar as organizações a implantar padrões inovadores de governança e garantir sua efetividade e manutenção no tempo com custos reduzidos.
São procedidos levantamentos detalhados e uma revisão crítica de todos os processos sob a ótica das melhores práticas. Os benefícios que a Contadata está levando aos seus clientes são:

• aumento da transparência das transações e da gestão;
• redução de custos;
• redução das possibilidades da ocorrência de fraudes e de erros;
• identificação e gerenciamento de riscos;
• aumento de produtividade; e
• aumento da velocidade e da integração das informações.


IPO – Assessoria na abertura de capital


A abertura de capital oferece uma importante alternativa na redução dos custos de captação de recursos para alavancar investimentos ou financiar outras estratégias e oportunidades de negócios com taxas mais baixas que as oferecidas pelas instituições financeiras.

A Contadata está estruturada para assessorar seus clientes nas ofertas de ações, debêntures e notas promissórias e prestar serviços de assessoria nos aspectos regulatórios mais relevantes destas operações.

Planejamento sucessório em sociedades familiares

Dentre as diversas dificuldades que as sociedades familiares enfrentam, o planejamento sucessório tem lugar garantido.
Além do intrincado problema dos conflitos entre e de gerações, normalmente, os negócios da sociedade não estão estruturados para permanecerem por tempo indeterminado no mercado, ou seja, terem vida longa.


SOX - Requisitos da Lei Sarbanes-Oxley


A Contadata está apta a assessorar organizações para treinar, implantar e manter todos os procedimentos e controles requeridos pela Lei Sarbanes – Oxley - SOX.
Dispõe de pessoal especializado em treinamento, mapeamento de processos, identificação de riscos e atividades de controles. Esse pessoal está apto a assessorar a administração na instalação, definição e formalização das normas e procedimentos relativos ao funcionamento dos três comitês previstos na SOX:

Comitê de Auditoria, Comitê de Divulgação e Comitê Diretor de Trabalho; efetuar testes de conformidade dos controles internos, das políticas, das normas e dos procedimentos com a regulamentação envolvida; assessorar na disseminação de conceitos e na implantação de ferramentas específicas do ambiente de controle.


OUTSOURCING


• Gerenciamento da execução contábil de acordo com os princípios da legislação societária brasileira (BR GAAP), US GAAP e IFRS;
• Processamento e reprocessamento contábil;
• Processamento dos registros fiscais;
• Apuração de tributos e elaboração das guias de recolhimento;
• Elaboração da declaração de imposto de renda Pessoa Física (IRPF) e Pessoa Jurídica (DIPJ);
• Processamento da folha de pagamento com apurações de encargos, contribuições e impostos incidentes;
• Assessoria na administração de benefícios;
• Gestão em controladoria;
• Cessão de mão de obra especializada nas áreas: financeira, contábil, tributária e trabalhista.



Treinamento


A Contadata possui uma divisão que atua em treinamentos, formada por profissionais altamente capacitados e com experiência acadêmica nas áreas de auditoria, contabilidade, finanças, controladoria e consultoria tributária. Desenvolvemos e ministramos palestras, cursos e treinamentos nas áreas de auditoria e contabilidade, abordando os temas da atualidade, aberto ao público em geral. Adicionalmente, desenvolvemos e aplicamos grades de treinamento específicas para o atendimento das necessidades de sua Empresa, que podem ser realizadas nas dependências de sua organização (In Company).





Consultoria Trabalhista e Previdenciária

A consultoria trabalhista e previdenciária especializada da Contadata está preparada para:

• Assessorar as empresas no entendimento e aplicação das complexas leis trabalhistas e previdenciárias com objetivo de prevenir passivos trabalhistas.

• Auditar os procedimentos da folha e demais rotinas da área de pessoal com objetivo de identificar eventuais contingências e apresentar sugestões para reduzilas e regularizá-las.

• Avaliar o nível de segurança e integridade dos controles relacionados à elaboração da folha e pagamento de salários.